sábado, 4 de outubro de 2014

SOBRE O SER, A MINHA HISTÓRIA...


O Primeiro passo para o Caminho do Sim foi a criação do Blog, agora, a tarefa é a apresentação, a minha história, os SIMs que escolho para a minha vida...

Aos visitantes do Blog, Sejam Bem-Vindos!
Meu nome é Iédem Storch e tenho 23 anos.

MAS QUEM É A IÉDEM? OU MELHOR, QUEM SOU EU?

Sempre que me questiono de tal maneira, o intimo, 
a essência....faço uma viagem no tempo...
Acredito que parte do que somos é consequência da nossa história, das experiencias que vivenciamos, mas isso não nos define. 
O que nos define para mim, é a forma como lidamos e aprendemos com as "experiencias" dessa jornada que intitulamos VIDA.
Gosto da teoria de que tudo na vida é aprendizado, afinal, dizem que estamos aqui para evoluir. E todo processo de evolução, exige transformAção!




UM POUCO DA INFÂNCIA....

Nasci e cresci em Santa Cruz do Sul - RS, fui criada pela minha avó Dona Elsena Storch, uma mulher batalhadora, de fibra e caráter. Mas, uma alemã extremamente autoritária e conservadora, acredito que essas características se potencializaram por ela ter a responsabilidade de ser a Liderança da Família...uma família enorme por sinal. 
Morávamos entre 6 tios e 4 primos. Imagina a bagunça! (haja pulso firme).

Brinquei muito! Barbies nunca foram as minhas preferidas. Como convivia em meio aos meninos, amigos de meu primo, essas brincadeiras na maioria das vezes eram...bola de gude, futebol, carrinho de rolimã e muitas pedaladas de bicicleta. 

Tive a oportunidade de crescer em um quintal repleto de flores e frutos, subir em arvores e correr livremente.
Gosto de relembrar a infância, me trazem boas memórias, pude Ser Criança!




ADOLESCÊNCIA...

Compreendo esse período de tempo a partir dos 15 anos de idade.
Ahhh tempos rebeldes, naquela época, rebelde sem causa.
Nessa fase mudei muito, quando ingressei no Ensino Médio comecei a trabalhar meio turno, logo passei a estudar de noite, surgiram novas amizades e aquele anseio por liberdade.
Nessa época também surgiu o primeiro amor, que tornou-se então o primeiro (e único) namorado. E três anos depois, tornou-se o pai do meu filho.

É, aos 18 anos me deparo com a gravidez na adolescência. Foi complicado!
Minha avó não aceitou e me expulsou de casa. 
Passo a morar então com os meus sogros, em uma comunidade mais vulnerável da cidade, em um "puxadinho" nos fundos. 
Foi um choque de realidade para mim. 
Naquele momento, pensava estar na pior fase da minha vida.

Mas, para concretizar a certeza de que "tudo na vida é aprendizado" e que "o tempo é um grande aliado", o que naquela época eu caracterizava como a pior fase da minha vida, com o passar do tempo e dos acontecimentos, tornou-se a melhor fase....

Primeiramente porque ao conviver com uma família diferente da minha, começo a exercitar a arte de conviver com as diferenças e passo a enxergar e aprender os valores e princípios daquele lugar. 
E a Dona Neli (minha sogra) é uma pessoa incrível, de um coração do tamanho do mundo. 
Sabe aquela casa onde sempre tem lugar para mais um e o pão a mesa sempre sera dividido? 
Era la que eu morava!
Aprendi muito sobre Fraternidade e fui presenteada com uma Mãe.

Após 3 meses, minha avó me procurou, passou a visitar-me constantemente e também aprendeu muito.
Fortalecemos nosso vinculo afetivo, e eu, por estar começando a enxergar o mundo de uma maneira diferente, passei a compreende-la melhor.
Tornamo-nos uma grande família. Complementamo-nos!

Depois, o fato de ser Mãe, despertou a minha alma, foi a partir de então que comecei a me questionar... questionamentos de caráter existenciais e pessoais, e consequentemente comecei a questionar o mundo ao meu redor. O mundo, em que meu filho iria nascer e crescer. Surge então a inquietação!

E eis que no dia 17/11/2009 nasce o meu anjinho...CRISTHIAN LUIZ:






Bem, tudo já estava diferente, eu já estava diferente, mas quando você olha para esse ser, pega-o no colo e sente esse amor incondicional é uma emoção inexplicável e transformadora. 
Gosto muito de uma definição de filhos que atribuem a Saramago, que alguns dizem não ser, mas o que vale é a veracidade e intensidade dessas palavras. Uma incrível definição:

"Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem. Isto mesmo ! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo".

A PRIMEIRA GRANDE PERDA...

Logo após o nascimento do Cristhian, decidimos unir as famílias e passar o Natal todos juntos, e assim fizemos. Exatamente as 23:30h do dia 24/12/2009 estamos organizando a ceia de natal, a minha avó esta parada em frente a pia ensinando a Dona Neli uma receita e eu estou de longe observando a cena e simplesmente decido ir ao encontro da vó e abraça-la. No instante em que chego atras dela para o abraço, ela cai em meus braços. Teve um AVC. Após esse episódio ela passou 6 meses hospitalizada e veio a falecer. 
Minha primeira grande perda. Com certeza um fato muito marcante em minha vida. Mas, fato esse, que por ter o Cristhian ao meu lado, encarei com maturidade. 

E o que aprendi? Sempre que penso na palavra vida, ecoa em minha mente frases de duas musicas que gosto muito. 
A primeira é Paciência - Lenine: 
"A vida é tão rara".
E a segunda é Pais e Filhos - Legião Urbana:
"É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar,
Na verdade não há".


Ao passar por essa experiencia, aprendi a acreditar e praticar a sabedoria presente em alguns ditados populares, que muitas vezes parecem até clichês, mas nesse contexto fazem todo o sentido: "Viver cada dia como se fosse o ultimo" e "Não deixar para amanha, o que se pode fazer hoje"!




E A VIDA CONTINUA...

É, mesmo que estivermos passando por uma grande crise existencial, essa é uma grande verdade, a vida continua...
e acontece a cada segundo. Então é hora de continuar!
Tem um Ser que depende de mim, eu quero voltar a estudar, também tenho que trabalhar.
E agora?
Em meados de fevereiro a Dona Neli aparece com um cartaz de um projeto, que oferecia um curso profissionalizante, salario...uma série de benefícios, uma oportunidade, um sonho!
"Agarro essa oportunidade com as duas mãos". 
Me inscrevo para o Projeto, e sou selecionada.

PROJETO PESCAR MERCUR - OPORTUNIDADES QUE TRANSFORMAM VIDAS...

O Projeto Pescar e a Mercur foram um presente em minha vida.
Eu não me imaginava trabalhando em uma empresa, precisava e queria fazer diferente, mas tinha uma visão bem limitada, não sabia como. E o Projeto me proporcionou ampliar minha visão de mundo. Através da convivência em grupo, do próprio conhecimento adquirido nos conteúdos e principalmente através dos voluntários, que para mim é a essência do Projeto, o que o torna especial. Porque ao compartilharem suas histórias conosco, me fizeram realmente acreditar que não importa de onde viemos e as condições que temos. O que importa é quem somos, o que fizemos de nós e onde queremos chegar!

Após a minha formatura em 2011, comecei a atuar na Mercur na área de RH, um ano depois concorro a uma vaga interna e sou selecionada para a área comercial e atualmente estou me inserindo na área de Inovação Social.
A Mercur hoje para mim é mais que uma empresa, é quase que uma Universidade, um lugar de aprendizados diários. Onde conheci direcionadores e direcionamentos que são norteadores para a vida. Um lugar que acredita em: "O mundo de um jeito bom para todo o mundo".





PERCEPÇÕES... 

Então, após essa "linha do tempo" e analise dos acontecimentos em minha vida, volto a dizer que o que eu considerava ser o pior momento da minha vida, com o passar do tempo tornou-se o melhor.
Tudo tem um porque!
Tudo o que aconteceu me trouxe até aqui, e eu estou feliz por estar aqui!



POR QUE EU DISSE SIM?

Em abril desse ano participei do TEDxLaçador, onde assisti a uma Talk do Guerreiro Felipe Denz sobre o Poder do Afeto. 
E eu acreditava no que ele estava falando, eu queria sentir isso.
Fui me informar sobre o assunto, entrei no site do Instituto Elos para entender o Programa e conhecer um pouco mais da Filosofia/Metodologia Elos e me identifiquei, logo me inscrevi e passei a sonhar em ser uma Guerreira.


E para comprovar a teoria de que o Universo "conspira" a nosso favor, eis que meses depois surge mais uma Guerreira em meu caminho...Bruna Kievel, gente finíssima, uma pessoa bacana demais, que potencializou e incentivou-me ainda mais a acreditar nesse sonho!
Junto a esses dois Guerreiros e mais uma turma especial, tive a oportunidade de vivenciar um Oasis Training em minha comunidade, e foi demais, concretizou ainda mais a certeza de querer ser uma Guerreira, de encontrar o meu lugar no mundo, o que me motiva, o que faz o meu coração pulsar...Essa vem sendo minha busca.


E descobri que toda essa minha inquietação, dissolve-se no outro. É no outro que me completo e tudo se encaixa.
Ao arrancar um sorriso, minha felicidade se multiplica.
Para mim, esse novo olhar, essa compreensão de que tudo esta conectado, de que somos um só, vem sendo reveladora, transformadora e encantadora.
Inspirada em Cummings, o que busco em minha jornada é tal percepção: "Agora os olhos dos meus olhos se abriram e os ouvidos do meus ouvidos acordaram".
Por isso eu disse Sim!






Uma poesia sobre esta vivencia:
por Iédem Storch

O olhar...

Em que olhos fechados, aprendem a sentir, para descobrir, que ao apreciar sem julgar, é possível valorizar e enxergar, a beleza que esta em todo o lugar.

O Afeto...

Que acontece após o olhar, nasce no dialogar, é capaz de transformar e conectar. 
Permiti-nos ELOS criar .

O Sonho...

Conexões das mais profundas aspirações, dos corações que não deixam de imaginar e acreditar, que ao se engajar, tudo é possível realizar.

O Cuidado...

De criar , planejar e preparar o sonhar, os recursos captar, a comunidade mobilizar e a esperança semear.

O Milagre...

Da ação através da cooperação. De ver acontecer. Fazendo-nos perceber, que tudo é possível, basta querer.

A Celebração...

Compartilhar a emoção da realização;
Agradecer a oportunidade de ser e fazer;
Comemorar e voltar a sonhar, agora com o novo olhar, de quem sabe, que basta acreditar.

A Re-Evolução...
Re-viver a emoção.
A transformação esta em nossas mãos!

MEUS PROJETOS E MOTIVAÇÕES...

Gosto muito de ler e escrever, por isso faço parte do grupo Poesia!Santa Cruz do Sul, onde podemos expressar-nos através das palavras. 
Quando bate aquela fome de poesia, nos reunimos pra bater aquele papo e trocar uns poemas e uns quitutes. 
E também promovemos a Invasão Poética, realizando um "panfletaço" em pleno centro da cidade compartilhando Poesias: 

"Vez e outra minha'lma arrisca-se em figurar nas palavras o que sucede-se no interior. 
E que menina audaciosa essa alma, com sapiência transcreve o que vê e o que és!"






Motivada pela inquietação de querer fazer diferente, de ser a mudança, recentemente participei do Reconecte Festival, um festival de idéias, promovido pela Universidade de Santa Cruz do Sul, que visa proporcionar um ambiente de colaboração, compartilhamento e co-criação, onde juntos, criamos Projetos para melhorar a nossa cidade. O Projeto vencedor, recebe o incentivo da UNISC para ser aplicado. 
E esse ano o vencedor foi o AMOR OU CILADA? Projeto que eu  e mais dois amigos criamos durante o evento. 
O Projeto Amor ou Cilada ira Sinalizar as belezas e dificuldades do caminho, só que por trás desse sinalizar, existe vários ideais envolvidos, sentimentos e intenções...
Ao perceber as ciladas/problemas e as belezas/amores do caminho, você cria a consciência daquela situação/lugar, e você passa a interAgir com o meio onde vive ou passa:











MAIS DO EU...

Muitos dizem que vivo só, que todos precisam de alguém, mas sei lá, essa ideia não me convence. 
As pessoas se deprimem ao ficarem em casa sozinhas, fazendo companhia a elas mesmas, ao pensar nisso chego a conclusão de que se não suportamos o fato de ficarmos conosco, o que temos a oferecer aos outros? 
Gosto da minha companhia, gosto desse silencio, amo meus livros e nesse tempo que tenho comigo mesma, vou fazendo grandes reflexões.
Acredito no amor? É claro, mas não só no amor entre duas pessoas, acredito no amor ao próximo, na compaixão, na solidariedade, no altruísmo... é o que alimenta a alma, considero-o a energia universal.
Tenho encontrado na Espiritualidade uma grande compreensão sobre a vida e sigo diariamente na busca de me tornar alguém melhor e fazer a diferença no mundo, sim, esse é o Meu Sonho, fazer a diferença! 
Primeiro internamente, no meu intimo, para, após sim, poder compartilhar com as pessoas essas vontades e esses sentimentos.
Encontrei em minha vida pessoas especiais, que despertaram o melhor em mim, me fizeram enxergar o mundo como um lugar bom. Vivo em um estado de Gratidão por tudo, pelo simples fato de respirar. 
Aprendi a enxergar o todo, não existe mais a vida da Iédem, existe a Iédem iterAgindo com o Mundo. 

Então, sigo com o Coração sereno, mente apaziguada e alerta, espinha ereta e trocando energias com o planeta a cada inspiração e a cada expiração!


OUVIR, SENTIR, PERCEBER...

Assim como a musica. 
Tem uma coisa que você não pode ver com os seus olhos.
Uma coisa que fica bem dentro de você...
...Emoções!

São como sentimentos?

Sentimentos são só sentimentos, estão na superfície.
Mas emoções, são profundas, primitivas, se prolongam.
Você pode não entender onde esta ou o que esta acontecendo, mas não pense no que esta vendo.

Escute...

Escute o que esta te chamando por dentro!

GSA2015!

A MINHA DANÇA NO MUNDO...

Ao entrar em contato com a Filosofia Elos, tive a oportunidade de conhecer e praticar as danças circulares, e foi algo que mexeu muito comigo, gostei demais, faz um bem enorme, é uma conexão intima com você mesmo e com o todo.
E venho buscando ampliar essa conexão, agora em outubro estarei viajando rumo a São Paulo para a formação em um Módulo de Danças Circulares do Projeto Cooperação. 
Para quem ainda não conhece a pratica, recomendo.
É uma meditação em movimento.


"A dança é a própria vida.
A dança é a própria existência.
A dança é a própria comunhão entre todos os seres.
O amar ao próximo como a ti mesmo.
Sabendo que o Deus que vive em mim é o mesmo Deus que vive no próximo.
E essa roda, essa integração de tudo, é honrar o proximo é o que nos une.
O colocar o nós, antes do eu.
O nosso, antes do meu.
O somos, antes do sou.
É o sonho de Deus.
É a luz que nos une para toda a humanidade.
Esse festival então, é um chamado, novamente para reconhecermos nossa sagrada essência de verdade e de união. 
E podermos ser criadores da realidade de um novo mundo.
Na realidade onde somos um só ser universal, por ventura através das danças circulares e das musicas e dos cantos sagrados.
Uma vivencia inesquecível, onde somos parte de um elo sagrado que existe entre a verdade originaria dos nossos ancestrais e a luz gerada a cada dia a transcender-nos e criarmos um novo mundo.
Que sejamos união e verdade;
Que sejamos humildes e compassivos;
Que sejamos luz e amor;
Que sejamos transcendência e elevação;
Por nós e por todos os seres,
SOMOS UM!



Finalizo a apresentação compartilhando dois vídeos de que gosto muito, nos inspira a sonhar e agradecer:

"Para as pessoas que vão atras dos seus sonhos a vida tem um significado especial."



"Sobre a gratidão para com o HOJE"




Um Forte Abraço a Todos!


9 comentários:

  1. Gratidão pelos teus movimentos de fazer agora o mundo que tu sonhas. Já estou na torcida por aqui!!! \o/

    ResponderExcluir
  2. Felipe Denz, gratidão pelo feedback e reafirmo que você faz parte dessa história, contagiando-nos e inspirando-nos ao compartilhar a tua vivencia! Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Iédem,
    Estou muito, muito grata por conhecer um pouco de ti!
    Mergulhei na tua história e me emocionei. Ver a sabedoria com que você encara os fatos e os recebe como verdadeiros presentes envolvendo-os com gratidão é muito legal! Me fala ao coração, pois há algum tempo venho seguindo esse mesmo caminho!
    A importância do momento presente, a abertura ao movimento e plena gratidão aos aprendizados!
    Parabéns guerreira!
    Espero estarmos lado a lado no GSA 2015.
    Estou visitando os blogs para fazer os convites do passo 2 para as pessoas com as quais me identifico!
    Então gostaria de aproveitar a oportunidade para convida-la à visitar meu blog (http://camigsa2015.blogspot.com.br/), conhecer um pouco de minha história, e se sentir vontade deixar um comentário (pode ser no blog mesmo) sobre suas razões para acreditar que eu sou é a pessoa certa para ter ao lado em uma situação desafiadora.

    Grande abraço
    Camila

    ResponderExcluir
  4. Maravilhas, Iedem !!! Maravilhas !!! Participar da Vida em benefício de todos é, sem dúvida, o caminho que estamos trilhando para uma Humanidade realizada, harmônica e feliz... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Iédem, estou na torcida para essa "Guerra sem Armas", estaremos juntas no módulo de Danças Circulares, espero poder contribuir com essa sua caminhada.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Iédem, já podes te considerar uma guerreira
    Acredite no sucesso total, não imagine obstáculos na sua mente.
    Tudo que uma pessoa é capaz de planejar, ela é capaz de realizar

    ResponderExcluir
  7. Iédem sua apresentação está encantadora, uma história cheia de desafios, superações, aventuras, um constante olhar apreciativo para todas as situações. Recomendo você para o GSA 2015 com muita segurança e confiança que você dará sua melhor versão pra si e para todos! Vamos seguindo juntas por um mundo melhor! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Iédem,

    Lendo as histórias nos blogs de cada um, resolvi escrever sobre a minha também (tinha feito um vídeo). Enquanto escrevia (ainda não terminei), fiquei pensando exatamente nisso que você diz... Em como o nosso olhar para a nossa história muda. Muito. Em como, sendo a mesma, ela é diferente, a cada vez que a gente reconta. Não é?

    Dia 17 estaremos juntas... E acho que vai ser uma delícia!!
    A Lili é puro afeto!

    Até!

    ResponderExcluir
  9. Você está procurando um empréstimo comercial, empréstimos pessoais, empréstimos hipotecários, empréstimos para carros, empréstimos estudantis, empréstimos não consolidados para consolidação, financiamento de projetos etc ... Ou simplesmente recusar empréstimos de um banco ou instituição financeira por um ou mais motivos? Somos as soluções certas para crédito! Oferecemos empréstimos a empresas e indivíduos com taxa de juros baixa e acessível de 2%. Portanto, se você estiver interessado em um empréstimo urgente e seguro. Para mais informações, por favor envie um email hoje: Via: Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir