sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

JOGO DA ABUNDÂNCIA - APRESENTAÇÃO



Ola Pessoal,

Estou aqui novamente para fazer um convite muito, muito especial...

Estou participando do Programa Guerreiros Sem Armas. (O Guerreiros Sem Armas é um programa internacional de formação vivencial de jovens em liderança e empreendedorismo social, que são treinados em tecnologias para transformação de realidades em qualquer lugar do mundo. Para maiores informações sobre o programa, acesse o link: 
http://institutoelos.org/gsa/ ).


Para chegar até aqui já percorri uma longa e transformadora jornada...

Tudo começou em abril de 2014, quando participei do TEDxLaçador e assisti a uma Talk do Guerreiro Felipe Denz, sobre o Poder do Afeto.
Eu acreditava no que ele estava falando e principalmente, queria sentir toda essa energia inspiradora.
A partir deste momento, comecei a pesquisar sobre o Programa, cheguei ao site do Instituto Elos para entender e conhecer um pouco mais da Filosofia/Metodologia e me identifiquei, logo me inscrevi e passei a sonhar em ser uma Guerreira.

Depois dessa escolha e para concretizar essa certeza, tive a oportunidade de participar em alguns momentos do Oasis Trainning que foi realizado no Bairro Progresso (Santa Cruz do Sul). E após essa vivencia, não tive duvidas de que quero (re)viver isso quantas vezes forem possíveis.

Eis que em outubro iniciou o meu Caminho do Sim.
O Caminho do Sim (que é o Processo Seletivo para o Programa Guerreiros Sem Armas) é um Jogo Online com ações na vida real. Este processo procura encontrar jovens que estão realmente dispostos a colocar a mão na massa e a atuar na materialização de sonhos. Onde mais do que ouvir um SIM, a busca é por quem quer viver seu SIM e no final do jogo, ser o seu SIM.

Durante 18 dias fui provocada a desenvolver reflexões e ações que demonstrassem a minha disposição para mudar o mundo, fiz uma imersão rumo ao autoconhecimento, testei meus limites, reconheci meus potencias e aprendi que a distancia que existe entre querer e fazer, chama-se ação. Movimento!

Todo esse caminho foi relatado no blog: http://iedemgsa2015.blogspot.com.br/2014/10/iedem.html através dele é possível acompanhar toda essa trajetória de transformação.

No dia 26 de novembro recebi o meu SIM do Instituto Elos, informando que eu havia sido selecionada para participar do Programa :)

Até esta data, já eram mais de 450 inscritos de 40 países e até o momento 25 jovens foram selecionados.

Agora, começo uma nova jornada e convido você a participar do Jogo da Abundancia :)


Mas, que jogo é esse?


O GSA é um programa que só acontece quando todos se corresponsabilizam por ele.

O Programa tem um custo que envolve no mínimo 290 horas de formação, materiais metodológicos, alojamento, deslocamento entre as comunidades, alimentação, equipe que trabalha um ano para que isso seja possível atuando no desenvolvimento do processo de seleção, captação, preparação da equipe que vai nos apoiar no dia-a-dia, e o programa de acompanhamento de 18 meses após os 32 dias em Santos.

O custo total para cada participante é de R$ 12 mil e o Instituto Elos paga metade deste valor por meio de captação de recursos e parcerias. A outra metade fica sob a responsabilidade de cada participante e é quando se inicia o Jogo da Abundancia que é um processo de mobilização de recursos cooperativo.


Muitos empreendimentos sociais encontram
dificuldades de implementação porque o
empreendedor social tem dificuldade de captar
recursos. Por isso, esta também é uma tarefa que faz
parte do programa e da minha formação, mesmo antes de chegar lá.

Então, preciso agora, com o apoio da minha rede captar 6 mil reais.

Por que eu quero participar do Programa?





Durante os meus 23 anos de vida, já passei por diversas experiencias, estas experiencias me trouxeram até aqui e eu estou feliz por estar aqui.


Acredito no amor, mas não só no amor entre duas pessoas, acredito no amor ao próximo, na compaixão, na solidariedade, no altruísmo... é o que alimenta a alma, considero-o a energia universal.

Sigo diariamente na busca de me tornar alguém melhor e fazer a diferença no mundo, sim, esse é o Meu Sonho, fazer a diferença! 
Primeiro internamente, no meu intimo, para, após sim, poder compartilhar com as pessoas ao meu redor essas vontades e esses sentimentos.
E essa hora chegou!
Encontrei em minha vida pessoas especiais, que despertaram o melhor em mim, me fizeram enxergar o mundo como um lugar bom. Vivo em um estado de Gratidão por tudo, pelo simples fato de respirar. 

Acredito muito na visão do todo. Na interdependência de todas as coisas e no impacto das nossas ações.
Quero viver mais ações, em locais e com pessoas diferentes, para adquirir uma bagagem de conhecimentos e desta forma aplicar esses conhecimentos nas mais diversas realidades.
E é esse entendimento, essa necessidade de uma experiencia concreta que visualizo no Guerreiro Sem Armas.
Quero fazer, porque é o que me motiva, o que alegra-me a alma, essas vivencias, essas trocas, a riqueza que encontra-se no outro. A humanidade que habita em cada lugar, cada ser, que através do olhar apreciativo e do afeto, emergem e transformam-se em milagre.
Por isso eu disse Sim!

Por que contribuir?

Sei que essa sera uma resposta e uma escolha pessoal de cada um ao contribuir, porem, compartilho o meu olhar:

Ao contribuir com a minha participação no Programa, estará investindo em alguém que quer se capacitar em uma metodologia para atuar junto a comunidades.

Estará contribuindo com a realização do meu sonho e permitindo assim, que eu me torne um instrumento para a materialização de sonhos em comunidades. Impactando a minha, a sua e a vida de muitas famílias.

Para conhecer o Programa e o que faremos durante a imersão em Santos - SP, confira o vídeo abaixo:


E como os apoiadores poderão acompanhar as minhas ações durante e depois do Programa?

Irei relatar o processo vivido, neste blog, com

fotos e vídeos sobre tudo que está acontecendo;
Também vou criar um registro de emoções (relatório pessoal) relatando as minhas percepções durante a vivencia. Após o final do Programa, compartilho no formato de livro.

E para acompanhar o processo como um todo é possível receber o RELATÓRIO FINAL do programa, a ser elaborado pelo Instituto Elos e enviado por e-mail. Para quem tiver o interesse em receber esse material é necessário, informar-me.

Tá, mas e depois do Programa, o que farei?

O meu comprometimento é de após a formação, realizar Oasis em comunidades locais e aplicar a Filosofia Elos em diferentes realidades.


Para alem de uma ação pontual, quero criar conexões com as comunidades, acompanha-las e criar novos momentos de aprendizados e celebração depois da materialização dos sonhos.
Entendo que em alguns contextos, precisamos mais do que acender uma chama e sim, criar formas de mante-la acesa. E esse é um desafio a qual proponho-me.
De que forma? Acredito que primeiramente preciso vivenciar o Programa, me capacitar, e depois, cada comunidade possui uma diversidade de talentos, então, essas ações serão construídas durante o processo, criadas para e com as pessoas.

Quero compartilhar esse momento, essa vivencia, com quantas pessoas forem possíveis. Para potencializarmos a crença de que é possível atuarmos na transformação de um melhor mundo, agora, já!

E assim, para todos que sentirem-se chamados, formarmos juntos uma comum-unidade de realização pessoal e coletiva.

Desde já, a minha sincera gratidão a todos que tem tornado esse sonho possível!

Sigamos juntos no movimento de nos tornarmos a mudança que queremos ver no mundo.

Abraços Fraternos.
Iédem.





Um comentário: